terça-feira, 18 de setembro de 2007

01 - RESUMO



O presente trabalho têm como objetivo mostrar a relação do homem com o mito e à divindade, e de que forma ele tenta conquistar sua simpatia e as graças do seu santo preferido, aqui no caso, Santo Antônio, o Santo Casamenteiro. A pesquisa mostra também aspectos culturais de Campos dos Goytacazes, desde a inauguração da igreja, que foi construída por negros escravos.
De forma ampla e abrangente, esse trabalho vai além e procura mostrar outros aspectos relativos à vida do Santo, a relação com outras crenças, crendices e simpatias, bem como o pagamento de promessas e ex-votos.
Aborda através de contextualização de outros pesquisadores renomados, os diferentes aspectos da cultura, das artes, do folclore, da folkcomunicação, passando pela história da Igreja de Santo Antônio, localizada no distrito de Guarus, em Campos dos Goytacazes, até chegar ao ponto principal, o pagamento de promessas.

5 comentários:

Albertino disse...

Parabéns por este enorme e rico trabalho. Só mesmo Santo António pode reconpensar. Da Igreja em Lisboa onde ele nasceu, os franciscanos vos abençoam e aqui, no seu berço, rezamos por todos vós.

Fr. Albertino OFM

http://santo-antonio.webnode.pt

El Mano Del Tajo disse...

Muito interessante o seu estudo. Eu sou um grande devoto e colecionador de memorabilia sobre o santo...
Se pretender visualizar a minha coleção aceda ao blog:

muraldaspetas.blogspot.com

Cump.

El Mano del Tajo

Amiga disse...

Lindo trabalho. Parabens !

Amiga disse...

Lindo trabalho. Parabens !

Amiga disse...

Lindo trabalho. Parabens !