terça-feira, 18 de setembro de 2007

3.17 – Santo Antônio e a Música Popular Brasileira

A popularidade de Santo Antônio é tão grande que dois grandes expoentes da Música Popular Brasileira lhe renderam homenagens, Hermeto Pascoal e Maria Bethânia.
Vendo a fé do povo nesse santo, Hermeto Pascoal conhecido pelos seus arranjos e pelo estudo que empreende para compor suas músicas, criou em 1979, a música “Santo Antônio”, no disco “Zabumbe-bum-á”.
Segundo dados dessa música, Hermeto ao piano, puxava a melodia, ao mesmo tempo em que ouvia histórias de Divina Eulália de Oliveira, que juntamente com Pernambuco (triângulo), e Zabelê (chocalhada), diziam palavras de improviso em homenagem ao santo. Além deles, fizeram parte dessa composição os músicos Nenê (bateria e percussão), Itiberê (contra-baixo), Jovino (clarinete) e Cacau (flauta).
O disco contendo essa música e gravado pela WEA foi posteriormente remasterizado e relançado num CD pela Warner Music.
Mas foi em 2003 que Santo Antônio recebeu uma homenagem mais expressiva de J. Velloso que compôs essa letra para homenageá-lo,

“Que seria de mim meu Deus
Sem a fé em Antônio
Que seria de mim meu Deus
Sem a fé em Antônio
A luz desceu do céu
Clareando o encanto
Da espada espelhada em Deus
Viva viva meu santo
Saúde que foge, volta por outro caminho
Amor que se perde, nasce outro no ninho
Maldade que vem e vai, vira flor na alegria
Trezena de junho, é tempo sagrado
Na minha Bahia
Que seria de mim meu Deus
Sem a fé em Antônio
Que seria de mim meu Deus
Sem a fé em Antônio
Antônio querido, preciso do seu carinho
Se ando perdido, mostre-me novo caminho
Nas tuas pegadas claras, trilho o meu destino
Estou nos teus braços, como se fosse o Deus Menino
Que seria de mim meu Deus...”


A música cantada por Maria Betânia está em seu CD “Brasileirinho”, cujo show em março/2004 no Canecão (Rio de Janeiro), foi gravado e encontra-se a disposição do público também em DVD.

Nenhum comentário: