terça-feira, 18 de setembro de 2007

02 - INTRODUÇÃO


De que forma o homem se relaciona com o seu mito? Essa pergunta me veio à mente a partir do momento em que soube do teor do tema da 8ª Conferência Brasileira de Folkcomunicação, “A Comunicação dos Pagadores de Promessas: Do ex-voto à indústria dos milagres”. Diante disso, procurei entre as inúmeras igrejas de Campos dos Goytacazes, uma que pudesse me dar embasamento para esse trabalho, e escolhi a Igreja de Santo Antônio, em Guarus. Pelo aspecto do nome do santo, e pelo fato dele ser considerado como o “Santo Casamenteiro”.
Mas por quê “santo casamenteiro?” Essa questão também ocupou grande parte da minha pesquisa e através dos inúmeros sites a respeito do santo, não consegui encontrar uma explicação, mas descobri outros fatos a respeito do santo.
Tendo como base, diversos livros de comunicação social, de folkcomunicação, folclore e antropologia, fui trabalhando a parte teórica da minha pesquisa até chegar as pesquisas de campo, com inúmeras entrevistas, tanto na igreja, como nas ruas laterais, para descobrir junto com os moradores outras histórias a respeito dessa igreja, do santo, e das lendas a respeito de ambos. Isso sem falar, que também fui procurar pessoas de outras crenças para me falar a respeito das simpatias e dos trabalhos que normalmente os “solteiros desesperados” ou “encalhados” - como é dito popularmente -, procuram fazer para conseguir encontrar a sua cara-metade.
Mas todo o trabalho não parou por aí, e procurei no filme “A Marvada Carne”, adaptado da peça teatral de Carlos Alberto Soffredini, dirigido por André Klotzel, produzido em 1985, para compor de que maneira o ser humano se relaciona com o seu mito.É através de cenas desse filme e dos relatos de pessoas ligadas à igreja, como o padre paroquial, as beatas, os moradores de ruas próximas à igreja, além de cartomantes, pais-de-santo, vendedores de ex-votos e imagens de santos, de homens e mulheres que conseguiram encontrar sua cara-metade, mostro de que forma o homem se relaciona com seu mito, e faz para conseguir alcançar o milagre de encontrar um marido ou uma esposa.

Nenhum comentário: