terça-feira, 18 de setembro de 2007

3.16 – O fabricante e os vendedores de imagens


A fé faz com que o homem utilize diversos meios, para pedir proteção ao seu santo. Nesse vale tudo, velas, folhinhas, medalhas, escapulários e imagens são adquiridos com o objetivo de tê-los como escudos, contra diversos males e principalmente para conseguir alcançar diversas graças. Ter a imagem de um santo dentro de casa é motivo de alegria e principalmente de segurança, e nesse aspecto o homem deposita toda a sua fé na proteção do seu santo.
Em Campos, no bairro da Codin, esse pesquisador encontrou uma fábrica de imagens (Atelier Nossa Senhora das Vitórias), cuja produção é feita em resina e para exportação. Manoel Pereira da Silva informou que,


Bem, tem que contar o seguinte, no início a gente tinha uma pequena fábrica, fundo de quintal, que era mais gesso, aí não dava pra fazer um trabalho melhor, com bom acabamento, aí nós partimos no meio de resina, que a resina dá um acabamento muito mais firme, muito real. Aí começamos a trabalhar e a fábrica cresceu por causa do acabamento, hoje nós temos no mercado só um concorrente forte, que fica em São Paulo então o acabamento abriu portas pra exportação, por causa do acabamento das imagens. Aí viemos aqui pra Codin que é um espaço maior, começamos essa fábrica aqui. (...) Aqui nós começamos a trabalhar com imagem pequena, depois começamos a aumentar o tamanho das imagens e aí tamos no ponto que tá agora, estamos exportando, tem uma fábrica, pedido saindo (...) e nós temos por volta de 80 itens diferentes de imagem.

Ainda em Campos, é possível encontrar imagens de Santo Antônio nas seguintes lojas: Livraria Nossa Senhora do Terço (R. Governador Teotônio Ferreira de Araújo, 89), Catedral do Santíssimo Salvador (Pça. do Santíssimo Salvador, sn), A Festival Papelaria (Praça do Santíssimo Salvador, 69), Livraria Católica (R. 21 de Abril, s/n), Livraria Diocesana (Av. Alberto Torres, 41) e Livraria Vozes (Av. Visconde de Itaboraí, 169). Vale ressaltar que a exceção das lojas, A Festival Papelaria, Livraria Católica e Livraria Vozes, todas as outras lojas estão localizadas no mesmo prédio das seguintes igrejas, Catedral do Santíssimo Salvador, Igreja Nossa Senhora do Terço e Igreja Nossa Senhora da Boa Morte.Os preços das imagens variam de uma loja para outra e a tabela abaixo mostra o valor de cada imagem que havia em cada uma das lojas no momento em que o pesquisador passou por elas.

Nenhum comentário: