terça-feira, 18 de setembro de 2007

SOUZA, Paulo Roberto Soares de. (depoimento. 14/fev/2005).


Paulo Roberto Soares de Souza – 14/fev/2005
Loja das Ervas – Mercado Municipal – Box 22

Que simpatia o senhor conhece pras pessoas que tem fé e devoção em Santo Antônio?
Bom, primeiro lugar, Santo Antônio é um santo católico, né? E muitas pessoas usam também da umbanda, porque a umbanda não foi feita pra fazer macumba nem prejudicar ninguém, é uma religião como uma qualquer, mas já que eles usam desse lado da simpatia, então nós também temos que nos atualizar, que nós tamos no ramo e nós vamos aprender muitas simpatias sobre Santo Antônio.
Por exemplo: a pessoa pega um Santo Antônio médio, né? Quem tem o furo embaixo, que eles falam, que tem uma abertura embaixo, uma cavidade, faz o pedido no papel, o que a pessoa quer, quer conquistar um amor, e coloca ali e pega uma fita verde, né? E amarra e dá três nós, e faz o pedido que a pessoa quer, aí guarda aquele Santo Antônio como se fosse um amuleto para ele se ela conseguir, se ela conseguir, ou ele conseguir. A pessoa que fez aquele trabalho, não pode saber nunca da existência daquele Santo Antônio guardado ali, entendeu? Para que possa prolongar mais o amor, não terminar aquela paixão deles, né?
E de outro lado tem outros tipos de simpatia que faz, por exemplo: pegar um pirezinho virgem, botar um Santo Antônio em pé ali no pirezinho virgem, entendeu? E acender uma vela durante sete dias, todo dia acender uma, e fazer um pedido em oração, certo? Para que Santo Antônio possa trazer aquela pessoa que ele gosta.
Então tem vários tipos de simpatia, que se a gente for ficar falando aqui, vai falar quase o dia todo, porque existem muitos tipos, cada um conhece um tipo, eu conheço um, outro freguês conhece outro, dono de fora conhece outro, então a gente também não conhece todos, mas conhece alguns, então é isso que eu tenho a informar.

A respeito das imagens, hoje o senhor não tem, eu reparei que só tem um pequeno quadro com a imagem dele, mas quando chega a época o senhor adquire...
É chega na época os vendedores aparecem com uns três, dois meses antes, faz o pedido, a gente vai faz a encomenda que é para a gente também não ficar assim investindo muito num produto para ficar parado, praticamente ele sai mais é na sua época, né? Então a gente fazendo o pedido na época a gente sabe mais ou menos quanto vai vender, quanto vai sair, pra poder a gente não investir muito, não gastar muito dinheiro e ao passo que se eu for comprar de todos os santos que existe, nós temos que ter uma loja muito grande, então a gente tem que ter as coisas controladas, não é?

Agora a respeito dos ex-votos, o senhor tem um bom estoque aqui, de onde vem esses produtos?
Não entendi
21.

As cabeças, as pernas, os braços?
Ah! Os milagres de cera é adquirido de uma firma que faz vela, no caso que são as pessoas católica que quando tem uma enfermidade, seja na cabeça, seja no braço, seja mulher no útero, seja o homem aonde for na próstata, ou seja na perna, tá com enfermidade faz aquele pedido ao santo de sua devoção, então ele conseguindo aquele pedido, ele vai, entendeu? Lá naquela igreja, naquele santo que ele fez o pedido e coloca aquela pasta naquela área que ele foi beneficiado pelo aquele santo, né?


21 O entrevistado não compreendeu o significado da expressão “ex-votos”. Sendo necessário então mostrar a ele, que eu estava me referindo aos milagres de cera, como cabeças, corpos, braços, pernas, etc.

Nenhum comentário: