terça-feira, 18 de setembro de 2007

3.11 - Orações deixadas por Santo Antônio

Ainda na revista “Antônio – O Santo do Povo” há orações para diversos fins, bem como o texto da Trezena de Santo Antônio, o Pão, o Responso e a Ladainha de Santo Antônio, que descrevemos a seguir:

Oração pela família
Querido Santo Antônio! Abençoai e protegei a nossa família. Conservai-a sempre unida no amor. Assisti-a nas necessidades temporais e afastai dela todo o mal. Abençoai-nos. Fazei que nunca nos falte trabalho como também todas as coisas necessárias para podermos viver honestamente e educar bem os filhos que Deus nos dá. Abençoai os nossos filhos. Conservai-os sãos, praticantes do bem. Ajudai-os nos estudos e no trabalho e não permitais que, no meio deste mundo, percam a fé e a pureza. Fazei que sejamos capazes de compreender os nossos filhos e guiá-los com a palavra e o exemplo. Que eles desejem sempre alcançar os ideais mais belos e possam realizar na vida a vocação humana e cristã. Amém.


Oração para achar objetos perdidos
Eu vos saúdo, glorioso Santo Antônio, fiel protetor dos que em vós esperam. Já que recebestes de Deus o poder especial de reencontrar os objetos perdidos, socorrei-me neste momento, a fim de que, mediante vosso auxílio, eu encontre o objeto que procuro (dizer o objeto). Alcançai-me, sobretudo, uma fé viva, uma esperança firme, uma caridade ardente e uma docilidade sempre pronta aos desejos de Deus. Que eu não me detenha apenas nas coisas deste mundo. Saiba valorizá-las e utilizá-las como algo que nos foi emprestado e lute sobretudo por aquelas coisas que ladrão nenhum pode arrebatar e nem iremos perder jamais. Assim seja.


Oração na doença
Rezei. Supliquei. Gritei. Chorei... como os doentes do Evangelho que corriam ao encontro de Jesus pelas estradas da Palestina. A resposta que sempre ouvi cada vez mais dentro de mim foi: “Tenha fé!”. Santo Antônio, neste momento recorro a ti, a ti que tens um coração de misericórdia, como o coração de Cristo. Tem piedade de mim, ó bom santo! Apresenta-me a Jesus Redentor e Salvador para que eu obtenha a minha cura. Louvarei também eu, como os agraciados do Evangelho, a sua grandeza e o seu poder. Se, porém, nos desígnios de Deus, a minha vocação e a minha vida forem marcadas pela doença, ajuda-me a vivê-las como expressão do amor. Sinto-me tremer, ó Santo querido, ao pedir-te isso, porque o sofrimento machuca como machucou Cristo na cruz, homem das dores que aceitou sofrer. Tenho medo, mas dá-me então a fé dos fortes para que eu continue orando, agradecendo e vivendo. Amém.


Oração dos Namorados
Grande amigo Santo Antônio, tu que és o protetor dos namorados, olha para mim, para a minha vida, para os meus anseios. Defende-me dos perigos, afasta de mim os fracassos, as desilusões, os desencantos. Faze que eu seja realista, confiante, digno(a) e alegre. Que eu encontre uma pessoa que me agrade, seja trabalhadora, virtuosa e responsável. Que eu saiba caminhar para o futuro e para a vida a dois com as disposições de quem recebeu de Deus a vocação sagrada de formar uma família. Que meu namoro seja feliz e meu amor sem medidas. Que todos os namorados busquem a mútua compreensão, a comunhão de vida e o crescimento na fé. Assim seja.


Ladainha de Santo Antônio
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos.
Deus, Pai do céu, tende piedade de nós.
Deus Filho, Redentor do mundo, tende piedade de nós.
Deus, Espírito Santo, tende piedade de nós.
Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós.
Santa Maria, concebida sem pecado original, rogai por nós.
Santo Antônio, glória da Ordem Seráfica, rogai por nós.
Santo Antônio, Arca do Testamento,...
Santo Antônio, Santuário da celeste sabedoria,
Santo Antônio, vencedor das vaidades do mundo,
Santo Antônio, vencedor das tentações,
Santo Antônio, prodígio de penitência,
Santo Antônio, espelho de obediência,
Santo Antônio, pérola de pobreza,
Santo Antônio, exemplo de humildade,
Santo Antônio, lírio de pureza,
Santo Antônio, amante apaixonado da Cruz,
Santo Antônio, fornalha de caridade,
Santo Antônio, mártir do desejo,
Santo Antônio, zelador da justiça,
Santo Antônio, ardente pregador do Evangelho,
Santo Antônio, luzeiro que ilumina os pecadores,
Santo Antônio, apóstolo dos infiéis,
Santo Antônio, modelo de perfeição,
Santo Antônio, consolação dos aflitos,
Santo Antônio, defensor dos inocentes,
Santo Antônio, libertador dos prisioneiros,
Santo Antônio, guia dos pecadores,
Santo Antônio, médico dos enfermos,
Santo Antônio, semeador de milagres,
Santo Antônio, que restituís a fala aos mudos,
Santo Antônio, que dais ouvido aos surdos,
Santo Antônio, que restituís a vista aos cegos,
Santo Antônio, que fazeis andar os coxos,
Santo Antônio, que expulsais os demônios,
Santo Antônio, que ressuscitais os mortos,
Santo Antônio, que fazeis aparecer as coisas perdidas,
Santo Antônio, que amansais o furor dos tiranos, rogai por nós.
Das ciladas do demônio, livrai-nos, Santo Antônio.
Do raio e da tempestade, livrai-nos, Santo Antônio.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo,
perdoai-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, ouvi-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo,
tende piedade de nós.
Rogai por nós, ó Santo Antônio, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.


O Pão de Santo Antônio
A história do “Pão de Santo Antônio” remonta a um fato curioso que é assim narrado: Antônio comovia-se tanto com a pobreza que, certa vez, distribuiu aos pobres todo o pão do convento em que vivia. O frade padeiro ficou em apuros, quando, na hora da refeição, percebeu que os frades não tinham o que comer: os pães tinham sumido. Atônito, foi contar ao santo o ocorrido. Este mandou que verificasse melhor o lugar em que tinha deixado. O Irmão padeiro voltou estupefato e alegre: os cestos transbordavam de pão, tanto que foram distribuídos aos frades e aos pobres do convento.
O pão simboliza tudo. Simboliza a vida, simboliza a fraternidade. Quando se diz que falta pão, dizemos que falta comida, falta alimento, falta o necessário para a vida. Por isso, Jesus ensina a pedir o pão de cada dia, em outras palavras, pedimos que Deus nos conceda a vida, para que possamos realizar a sua vontade. Através de Santo Antônio, Nosso Senhor está convidando continuamente os cristãos a pensarem no bem do próximo, a amarem o próximo como a si mesmos e a darem uma atenção especial ao necessitado, ao pobre.


Benção dos Pães de Santo Antônio
V. A nossa proteção está no nome do Senhor.
R. Que fez o céu e a terra.
V. O Senhor esteja convosco.
R. Ele está no meio de nós.
Oremos
Senhor Jesus Cristo, Pão dos Anjos, Pão vivo da vida eterna, dignai-vos abençoar + estes pães assim como abençoastes os cinco pães no deserto, para que todos os que deles comerem, recebam saúde da alma e do corpo, paz e harmonia na família e possam partilhar, com os irmãos e irmãs mais necessitados, os bens recebidos de Deus. Vós que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. Amém.


Responso de Santo Antônio
Se milagres desejais
Contra os males e o demônio
Recorrei a Santo Antônio
E não falhareis jamais.
Pela sua intercessão
Foge a peste, o erro e a morte,
Quem é fraco, fica forte,
Mesmo o enfermo fica são.
Rompem-se as mais vis prisões,
Recupera-se o perdido,
Cede o mar embevecido
No maior dos furacões.
Penas mil e humanos ais
Se moderam, se retiram:
Isto digam os que viram,
Os paduanos e outros mais.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo,
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Trezena de Santo Antônio
1 – Glorioso Santo Antônio, que ressuscitastes os mortos com o poder divino, fazei que eu viva sempre a preciosa vida de comunhão com Deus e com os irmãos: que todos tenham a vida em plenitude.
Pai Nosso, Ave Maria, Glória
2 – Bem-aventurado Santo Antônio, que curastes os doentes, daí-me saúde e servirei a Deus cumprindo meus compromissos cristãos. Ajudai-me a viver na alegria e na paz.
Pai Nosso, Ave Maria, Glória
3 – Virtuoso Santo Antônio, afastai para longe de mim todo o mal e guiai-me no caminho da fé, da esperança e do amor. Que muitos possam encontrar em mim um exemplo de fé e dedicação.
Pai Nosso, Ave Maria, Glória
4 – Amabilíssimo Santo Antônio, amigo dos oprimidos e corajoso pregador da justiça, fazei que eu não me desvie da prática do amor ao próximo, especialmente ao mais pobre e fraco.
Pai Nosso, Ave Maria, Glória
5 – Poderoso Santo Antônio, que desde menino aprendestes a vencer o mal, defendei-me das tentações do orgulho e da ganância, da descrença e do egoísmo. Ajudai as crianças e os jovens a crescerem sem violência, na certeza de um mundo melhor.
Pai Nosso, Ave Maria, Glória
6 – Prodigioso Santo Antônio, dirigi-me neste agitado mar da vida e conduzi-me ao porto da eterna salvação. Fazei que a todos seja aberto o tesouro da misericórdia divina.
Pai Nosso, Ave Maria, Glória
7 – Bondoso Santo Antônio, sempre pronto a interceder por vossos devotos em suas dificuldades, socorrei-me nas presentes necessidades, estendei vossa mão a quantos estão atravessando tribulações e perigos.
Pai Nosso, Ave Maria, Glória
8 – Santo Antônio, Médico celeste, curai as feridas que existem no mundo e no meu coração. Que muitos possam se converter à Palavra do Evangelho. Ajudai-me a corrigir meus defeitos.
Pai Nosso, Ave Maria, Glória
9 – Santo Antônio, Consolador dos aflitos, daí-me paciência e fortaleza nos sofrimentos da vida. Daí também forças e consolo àqueles que sofrem e vivem desanimados.
Pai Nosso, Ave Maria, Glória
10 – Santo Antônio, Restituidor das coisas perdidas, fazei que eu jamais perca pelo pecado a amizade de Deus; e se porventura a perder, seja-me dado readquiri-la o quanto antes.
Pai Nosso, Ave Maria, Glória
11 – Santo Antônio, grande Pregador da Palavra de Deus, conservai-me sempre fiel à doutrina da Igreja Católica. Que nossas famílias sejam pequenas Igrejas domésticas onde se aprende e se vive a mensagem de Cristo.
Pai Nosso, Ave Maria, Glória
12 – Poderosíssimo Santo Antônio, por quem membros desligados do corpo reúnem-se recobrando vida, fazei que a Igreja, como povo de Deus, caminhe sempre na união entre pastores e fiéis.
Pai Nosso, Ave Maria, Glória
13 – Santo Antônio querido, olhai do céu para tantas necessidades. Fale a Deus vossa língua milagrosa, a fim de que, pela “Comunhão dos Santos”, aqui na terra, eu e meus irmãos, possamos ser amparados e atendidos. Amém.
Pai Nosso, Ave Maria, Glória.

Nenhum comentário: