terça-feira, 18 de setembro de 2007

3.8 - Os ex-votos e o pagamento de promessas


O católico fervoroso quando necessita de alguma graça, faz sacrifícios, se humilha, pede e promete, que se a graça for alcançada, ele irá pagar a promessa de uma determinada maneira. Isso tem sido feito há séculos pelos devotos de qualquer santo.
Para falar sobre a origem dessa determinação do ser humano em pagar promessas ouvimos diversas pessoas e em seus relatos conseguimos distinguir de onde vem essa vontade do homem e da mulher pagarem promessas.
Eis o depoimento de Maria Jocélia de Souza, conhecida em Mineiros como “Maria Rezadeira”,

(...) pra chegar um, com (?), uma perna é um braço, é não sei o quê. Graças a Jesus, graças a Deus que Ele tá poderoso, que é maior, entra no meu terreiro e Deus ajuda, que quando sai, sai melhor. Aí então isso é uma graça de Deus, que eu segui.

Ao ser indagado sobre os ex-votos, ou milagres de cera como ele conhece, Paulo Roberto Soares de Souza, conta que,

(...) no caso que são as pessoas católica que quando tem uma enfermidade, seja na cabeça, seja no braço, seja mulher no útero, seja o homem aonde for na próstata, ou seja na perna, tá com enfermidade faz aquele pedido ao santo de sua devoção, então ele conseguindo aquele pedido, ele vai, entendeu? Lá naquela igreja, naquele santo que ele fez o pedido e coloca aquela pasta naquela área que ele foi beneficiado pelo aquele santo, né?

Ao receber uma graça alcançada, o povo agradece ao santo que intercedeu de várias formas, uma delas são os ex-votos. Em seu depoimento a idosa Durvalina Ribeiro Gama, que por sinal havia trabalhado muitos anos antes na Igreja de Santo Antônio declarou que,

(..) é bilhetinho, agora não, porque eu já não fico muito à frente, lá da igreja, mas quando eu ajudava muito na igreja, nos pés dele, no dia de Santo Antônio, ou qualquer dia que fosse limpar encontrava sempre muito bilhetinho, pedindo muita coisa de tudo, de tudo, porque ele é muito poderoso, Santo Antônio faz grandes coisas (...)

Mas diferentemente em relação a Santo Amaro, conhecido como santo da Baixada Campista, a Igreja de Santo Antônio, em Guarus, não possui uma sala para guardar os ex-votos. A respeito disso o padre Paulo Henrique explicou que,

“Com certeza esse fato é verídico, há sim em Aparecida do Norte, que tem uma sala lá de ex-votos, aqui nós não temos, mas as pessoas de vez em quando chegam e deixa um rim, uma cabeça, uma perna e é costume também deixar, embora a gente saiba que Deus ele quer nosso coração, e aquilo é só uma demonstração talvez do local físico onde aconteceu a intervenção de Deus, então é mais ou menos comum isso acontecer, aqui nós não temos”.

E ao conhecer o casal Antônio Carlos Carvalho de Souza, marido de Adriana, Ministra da Eucaristia e Guardiã da Capela de Santa Maria, localizada na rua Nazário Pereira Gomes, no bairro do Fundão, em Guarus, esse pesquisador acaba encontrando nele, não apenas o fiel, devoto de Santo Antônio, mas o resultado de uma homenagem ao santo, diante do milagre da vida, que ele mesmo conta,

Meu nome seria Carlos Irineu, mas pela minha mãe na época da gravidez ter problema de saúde, ela fez uma promessa a Santo Antônio se tudo corresse bem com ela, e eu nascesse bem, meu nome seria, passaria a ser Antônio Carlos, Antônio, né? Em homenagem a Santo Antônio pelo pedido que ela fez, e graças a Deus correu tudo bem, hoje eu me chamo Antônio Carlos pro essa homenagem a Santo Antônio.

Nenhum comentário: