terça-feira, 18 de setembro de 2007

BARRETO, Paulo Henrique. Padre (depoimento. 26/nov/2004).


Padre Paulo Henriques Barreto - 26/11/2004.
Igreja de Santo Antônio – Guarus – Campos – RJ

Santo Antônio, ele é tido como casamenteiro aqui na América Latina, principalmente, mas por quê essa crença dele ser o “Santo Casamenteiro”?
Bom, quero crer que o casamento ele é uma necessidade de todo povo brasileiro, e nós conhecemos assim essa noção de ser um pouco supersticioso, porque Santo Antônio na verdade ele não é casamenteiro, ele ajudou uma vez um casal que não tinha o dote pra ele se casar então ele ajudou essa noiva com o casamento e facilitou o casamento dela. Daí então se espalhou a notícia de que ele ajudava em casamento, era o casamento deles. E como nós sempre acompanhamos a parte mais simples e mais fácil também, então corremos dessa fama de Santo Antônio, porém a vida dele toda que tinha intimidade com Deus, ele é um santo grandioso porque ele se adequou aquilo que Deus queria fazer em sua vida, então o casamento foi só um ponto pequeno, existem milagres muito maiores (...) do que esse daí. Na verdade, isso não foi um milagre, foi uma ajuda de Santo Antônio.

Dentre os milagres dele qual aquele que é tido como o mais importante ou importasse mais?
Eu gosto muito em particular do “Milagre dos Peixes”, né? Aquele que ele estava falando lá e alguns hereges não queriam ouvir, Santo Antônio é reconhecido também como um grande pregador, então realmente quando ele falava as pessoas se convertiam, isso aí por inspiração do Espírito Santo, da intimidade que ele tinha com Deus, e certa vez em Rimini, ele estava falando que as pessoas não queriam ouvi-lo, os hereges e tudo mais. Ele disse: “já que vocês não querem me ouvir, eu falarei agora aos peixes”, e voltou-se para o rio e começou a pregar e vieram muitos peixes para ouvi-lo, e todos ficaram impressionados, aí prestaram atenção numa coisa dessa tão bonita.

O quê que faz as pessoas passarem a acreditar, ou terem essa crença em Santo Antônio, inclusive porque existe um fato para a Europa como aqui no Brasil, que é o dele ajudar as pessoas a acharem coisas (objetos)?
Bom, essa coisa também, tudo isso aí são fatos (?), pequenos fatos e pequenos (...) nem milagres. As pessoas que pedem ou querem pedir alguma coisa ao santo que perdiam e ele ajudou naquele momento, e daí outras pessoas foram fazendo e foi dando certo também, isso (?) que facilita a encontrar algo que estava perdido, então eu não tenho as datas agora e o local, (?) desse livro, mas ele certa vez, uma pessoa tinha perdido certa alguma coisa, pedia ao Santo Antônio e Santo Antônio ajudou porém o que eu sempre prego as pessoas é que as pessoas não corram atrás de outros santos pelos milagres feitos porque na verdade quem faz o milagre é o próprio Deus. Então corram atrás dos milagres de Deus, mas atrás do Deus dos milagres, porque hoje a gente fica atrás dos fatos e não vai a causa, a causa de tudo isso que Santo Antônio fez é o próprio Deus. Então o santo sem esse meio ele não é ninguém. O santo é encontro Deus, enquanto ele é caminho para se chegar a Deus, isso que a gente precisa (?) também.

Voltando a questão do casamento. Eu por acaso vi a muitos anos atrás o filme “A Marvada Carne”, em que a Fernanda Torres ela tinha uma relação com a imagem de Santo Antônio, e ela queria arrumar um casamento, arrumar um marido para ela. E acaba acontecendo por um fato até engraçado, mas em relação a isso, ao que o senhor já está vivendo aqui na paróquia, o senhor vê também mais da parte feminina essa adoração a ele, a essa solicitação de querer arrumar...
Ah! Sem dúvida, mais da parte das mulheres. Existem fatos engraçados, até jocosos mesmo, que as pessoas: “ah! Eu vou castigar o santo, para colocar o santo de costas aqui para a parede”, “de cara para a parede”, “vou enfiar o santo na bananeira, só vai sair daí só quando vir arrumar alguém”, e tudo mais. Então isso acho que são até momentos de desespero. De desespero que leva o pessoal a castigar uma imagem como se estivesse castigando um santo. Na verdade, não tem nada a ver, mas é as mulheres que não querem ficar para “titia”, e tudo mais, aí começam a ficar com 25 anos, 30, 40 anos e tudo mais, ficam desesperadas, aí apelam pra Santo Antônio, São Pedro, pra Deus, pra São José, pra quem tiver na frente.

De todos os santos somente Santo Antônio é o único que carrega o Menino Jesus?
Não, alguns santos carregam a imagem do Menino Jesus; Santo Antônio, ele carrega; São Benedito, também; o São Cristóvão, há vários santos. O Santo Antônio é porque certa vez ele estava rezando e um frei passou e viu ele conversando com o Menino Jesus, uma criança que estava nos braços dele, então essa visão foi o que hoje percebeu mas te vendo ele segurando esse Menino Jesus. Então realmente aconteceu dele ter isso, essa intimidade com Deus, dele estar conversando com o Menino Jesus, só um milagre também na vida do santo.

Há quanto tempo o senhor está aqui na paróquia?
Eu tenho aqui um ano, mas eu estava na paróquia Nossa Senhora do Rosário, no Parque Leopoldina.

(...) talvez de um tempo para cá, não tenham ocorrido mais casamentos no dia do santo, o senhor sabe alguma coisa a respeito disso? Ou o por quê não haver mais casamentos?
Bom, eu estou muito recente aqui, não alcancei esta época, mas eu quero crer que pela movimentação toda de festa, de tudo mais, uma Trezena movimentada como é o caso aqui, então eu não acho muito viável haver casamento no dia do Padroeiro, porque já acontece a festa, procissão, missa, muita gente, pessoas, e casamento sempre ocupa tempo, aquelas coisas todas, então eu acho que atrapalharia um pouco. Acho que é mais um caso prático, não é nem um outro motivo.

Que outro fato o senhor também gostaria de acrescentar em relação a Santo Antônio e essa crença dele, crença das pessoas em cima desse fato, o casamento?
Eu quero crer que, Santo Antônio, o casamento, eu acho que as pessoas precisam valoriza-lo também, a questão do casamento, porque eu acho que o casamento hoje, ficou muito a mercê sim, de nós (?) período. As pessoas se esquecem que casamento é você ser feliz, mas fazer a outra pessoa feliz também. As pessoas às vezes até correm atrás do santo, de um milagre, de um casamento feliz, como se isso dependesse apenas de Deus e da intercessão de Santo Antônio, mas o casamento depende 100% de Deus e 100% deles também, de cada um de nós em particular. Que as pessoas hoje não entram com esse 100%, não (?), você me dizer quando alguma coisa está assim, e se esquecem que casamento é doação total, sem reservas.

E o que o senhor acha sobre essa relação que as mulheres tem com Santo Antônio, esse desespero de querer, conseguir alcançar esse, essa benção, de conseguir arrumar um marido?
Não, eu acho importante até mesmo recorrer a Deus nos casos assim mais difíceis da vida, e sobretudo pedir a Santo Antônio já que ele tem também essa fama, acho que não custa você pedir a intercessão de Santo Antônio, de Nossa Senhora, qualquer outro santo, mas lembrando sempre que é Deus é quem nos faz esse milagre, essa vontade, e algo que vale a pena, acho que como diz Fernando Pessoa: “tudo vale a pena, quando a alma não é pequena”. Pela grandeza que é a alma, Deus ajuda, sempre com toda certeza, e quem tem essa devoção deve permanecer fiel a Deus e deve levar adiante. Não se esqueça que quem dá é sempre Deus, o santo intercede.

As pessoas às vezes, quando não conseguem realizar ou alcançar uma graça, uma ajuda de uma doença, normalmente eles pagam com ex-votos, ou ex-votos de cabeças, pernas, braços, etc. Aqui na Igreja de Santo Antônio, há também esses fatos? Esses pagamentos de ex-votos?
Com certeza esse fato é verídico, há sim em Aparecida do Norte, que tem uma sala lá de ex-votos, aqui nós não temos, mas as pessoas de vez em quando chegam e deixa um rim, uma cabeça, uma perna e é costume também deixar, embora a gente saiba que Deus ele quer nosso coração, e aquilo é só uma demonstração talvez do local físico onde aconteceu a intervenção de Deus, então é mais ou menos comum isso acontecer aqui, nós não temos.

Um comentário:

Católicos.com disse...
Este comentário foi removido pelo autor.